NVRAM/PRAM + SMC - Apple/macOS

Comandos para resolução de problemas de sistema ou hardware do seu equipamento Apple/macOS.

  • NVRAM/PRAM:

Problemas relacionados ao NVRAM e PRAM:

  • Teclado parar de responder;
  • Lentidão ao desligar;
  • Volume funcionar sem precisão;
  • Brilho da tela perder parâmetros ao religar;
  • Fuso horário ou data e hora incorretos.

Comando funciona para qualquer modelo de equipamento APPLE com processador INTEL.

OBS: Equipamentos com processador M1 (Apple Silicon) não necessita/não funciona o comando NVRAM/PRAM.

  1. Desligue o seu Mac; 
  2. Pressione o botão liga/desliga;
  3. Antes que a tela cinza apareça, pressione as teclas Command, Option, P e R ao mesmo tempo;
  4. Mantenha as teclas pressionadas até o Mac reiniciar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.

Nos Macs que emitem som na inicialização, você pode soltar as teclas assim que ouvir o segundo som. Já nos Macs com o chip T2 (Macbook de 2018 ou posterior), as teclas podem ser soltas logo depois da maçã aparecer e desaparecer pela segunda vez.

  • SMC:

Problemas relacionados ao SMC:

  • O Mac não inicializar;
  • Luz de fundo das teclas não funcionar;
  • Lentidão ao desligar;
  • Demorar ao abrir aplicativos (ícones pulando/carregando);
  • Trackpad sem resposta;
  • Ventoinhas funcionando em altas velocidades.

Verificar o ano/modelo e se possui Chip T2 no seu equipamento!

Segue o link: Como descobrir se o equipamento possui Chip T2 no macOS

MacBook de 2018 ou posterior (Chip T2):

  1. Desligue o seu Mac;
  2. Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 10 segundos e, em seguida, reinicie;
  3. Se isso não resolver o problema, desligue o Mac novamente;
  4. Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift direita, a tecla Option esquerda e a tecla Control esquerda por sete segundos;
  5. Mantenha essas teclas pressionadas enquanto mantém pressionado o botão Liga/Desliga por sete segundos;
  6. Solte todas as teclas e aguarde alguns segundos. Agora reinicie o seu MacBook.

MacBook anterior a 2015 (Sem Chip T2):

  1. Desligue o seu Mac;
  2. Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift, Control e Option no lado esquerdo do teclado. Em seguida, pressione e segure o botão liga/desliga (ou o botão Touch ID) também;
  3. Mantenha todas as teclas pressionadas por 10 segundos;
  4. Solte todas as teclas e ligue o seu MacBook.

iMac:

  1. Desligue o seu Mac;
  2. Desconecte o cabo de força;
  3. Aguarde 15 segundos;
  4. Reconecte o cabo de alimentação e aguarde cinco segundos.