Comandos para resolução de problemas de sistema ou hardware do seu equipamento Apple/macOS.
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NVRAM/PRAM:
Problemas relacionados ao NVRAM e PRAM:
- Teclado parar de responder;
- Lentidão ao desligar;
- Volume funcionar sem precisão;
- Brilho da tela perder parâmetros ao religar;
- Fuso horário ou data e hora incorretos.
Comando funciona para qualquer modelo de equipamento APPLE com processador INTEL.
OBS: Equipamentos com processador M1 (Apple Silicon) não necessita/não funciona o comando NVRAM/PRAM.
- Desligue o seu Mac;
- Pressione o botão liga/desliga;
- Antes que a tela cinza apareça, pressione as teclas Command, Option, P e R ao mesmo tempo;
- Mantenha as teclas pressionadas até o Mac reiniciar e você ouvir o som de inicialização pela segunda vez.
Nos Macs que emitem som na inicialização, você pode soltar as teclas assim que ouvir o segundo som. Já nos Macs com o chip T2 (Macbook de 2018 ou posterior), as teclas podem ser soltas logo depois da maçã aparecer e desaparecer pela segunda vez.
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SMC:
Problemas relacionados ao SMC:
- O Mac não inicializar;
- Luz de fundo das teclas não funcionar;
- Lentidão ao desligar;
- Demorar ao abrir aplicativos (ícones pulando/carregando);
- Trackpad sem resposta;
- Ventoinhas funcionando em altas velocidades.
Verificar o ano/modelo e se possui Chip T2 no seu equipamento!
Segue o link: Como descobrir se o equipamento possui Chip T2 no macOS
MacBook de 2018 ou posterior (Chip T2):
- Desligue o seu Mac;
- Mantenha pressionado o botão liga/desliga por 10 segundos e, em seguida, reinicie;
- Se isso não resolver o problema, desligue o Mac novamente;
- Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift direita, a tecla Option esquerda e a tecla Control esquerda por sete segundos;
- Mantenha essas teclas pressionadas enquanto mantém pressionado o botão Liga/Desliga por sete segundos;
- Solte todas as teclas e aguarde alguns segundos. Agora reinicie o seu MacBook.
MacBook anterior a 2015 (Sem Chip T2):
- Desligue o seu Mac;
- Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift, Control e Option no lado esquerdo do teclado. Em seguida, pressione e segure o botão liga/desliga (ou o botão Touch ID) também;
- Mantenha todas as teclas pressionadas por 10 segundos;
- Solte todas as teclas e ligue o seu MacBook.
iMac:
- Desligue o seu Mac;
- Desconecte o cabo de força;
- Aguarde 15 segundos;
- Reconecte o cabo de alimentação e aguarde cinco segundos.